Vista Alegre, no Uíge angolano, ponto de aquartelamento da 1ª. CCAV. 8423. Em baixo,
título de notícia de há 40 anos, no Diário de Lisboa. com declarações de Jonas Savimbi
O mês de Dezembro de 1974, há 40 anos, foi tempo de chegada, à 1ª. CCAV. 8423, do furriel miliciano João Rito, de quem, apesar das diligências efectuadas, não apanhei rasto. Não me lembro eu, nem nenhum dos Cavaleiros do Norte de Zalala, ao tempo já aquartelados em Vista Alegre. Apenas posso lembrar que era atirador e tinha o número mecanográfico 07261773, certamente deslocado em Vista Alegre por ser «alvo» de algum castigo disciplinar, como acontecia vulgarmente por essa altura.
O mesmo dia de hoje, de há 40 anos, foi tempo de Jonas Savimbi, presidente da UNITA, anunciar em Lusaka que a cimeira entre os três movimentos estava marcada para 10 de Janeiro de 1975, «algures em Portugal».
«O nosso objectivo - disse Jonas Savimbi - é ter em Angola um Governo de Transição antes do fim de Janeiro e a independência dentro de nove a doze meses».
Observadores em Lusaka, citados pelo Diário de Lisboa, sublinhavam que «essa cimeira se apresenta como uma gigantesca evolução, a caminho do entendimento entre os três movimentos, para de encontrar a adequada solução angolana de independência».
Assim não viria a ser!.