Quantcast
Channel: CAVALEIROS DO NORTE / BCAV. 8423!
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4514

3 246 - O dia do regresso da CCS, da jornada africana de Angola!!!

$
0
0
Cavaleiros do Norte do PELREC: Almeida (1º. cabo, falecido a 28/02/2009), Messejana (falecido 27/11/09), Neves, 
Soares (1º. cabo), Florêncio,  Ezequiel, Marcos, Dionísio, Caixarias e Florindo (1º. cabo enfermeiro). Em baixo, 
Vicente (1º. cabo, falecido a 21/01/97), Viegas (furriel miliciano), Francisco, Leal (falecido a 18/06/2007), Oliveira 
(1º. cabo de transmissões), Hipólito, Aurélio (Barbeiro), Madaleno e Neto (furriel) 

Os furriéis milicianos Viegas, Mosteias
e Neto «trouxeram» militares algemados,
de Luanda para Lisboa, há precisamente 40
anos! Por ordem da PM!
O dia 8 de Setembro de 1975 chegou! Finalmente!!! A noite de domingo para 2ª.-feira foi passada quase toda em claro, no Grafanil, com jantar de pastéis e vinho branco. Que outra coisa não havia! Os pastéis foram dados por um familiar de um Cavaleiro do Norte (não me recordo quem!...) e aguentámo-nos como pudemos. Mas não havia fome que «matasse» a nossa ansiedade pela viagem de regresso. 
Às 8 horas da manhã já estávamos a caminho do aeroporto e fomos fazendo as despedidas dos cheiros e dos sabores da terra angolana, da sua gente, do seu chão!! E da sua guerra!!!
Já no aeroporto, notámos alguns protestos de civis brancos, que esperavam viajar para Portugal. Por mim, e rapidamente, ainda tentei uma última vez encontrar alguém conhecido, dos que procurava havia semanas, mas sem êxito. 
Eu, o Neto e o Mosteias (pelo menos nós...) fomos chamados pela Polícia Militar e, a cada um, incumbiram-nos de «trazer» um preso, um militar algemado. Que deveríamos entregar em Lisboa. Estaria a PM no aeroporto. Não esteve.
Entre as 10 e as 11 horas, subimos para o avião - que levantou voo e nos mostrou Luanda pela última vez. Os seus bairros populares, a cidade enorme, a baía, a ilha, o Mussulo!!! Parece, 40 anos depois, que ainda estamos a olhar o feitiço da cidade a que dissemos adeus. A CCS voou para Lisboa!!!
Notícia do Diário de Lisboa, sobre a
situação em Angola, há precisamente 40 anos,
8 de Setembro de 1975. O dia do regresso da CCS!
Luanda estava calma, nesse 8 de Setembro de 1975. Estranhamente calma!!! Lendo a imprensa da época, o DL referia não haver, nessa manhã de há 40 anos, «notícias de qualquer alteração significativa». Mesmo no Caxito, «alvo, desde há vários dias, de violentos confrontos entre as forças da FNLA e do MPLA, não se registaram, na últimas 48 horas».
Motivos operacionais tinham levado, nesse fim de semana, a reduzir as carreiras aéreas que faziam a evacuação de refugiados. Daí, o protesto dos civis. E, no aeroporto, estavam algumas centenas!
O voo para Lisboa decorreu calmamente e aterrámos por volta das 6 horas da tarde. A recolha de bagagens foi rápida e cada um correu para as suas terras. Eu, o Neto e o Mosteias esperámos que chegasse a PM, para levar os militares detidos. Em vão! Acabámos por os «despachar».
O Benício, motorista da fábrica do pai do Neto, estava à  nossa espera e... ala que se faz tarde. Estávamos mortinhos por chegar a casa. Na zona de Alcoentre, num restaurante de estrada, matámos saudades de bacalhau, comemos e seguimos viagem. Por volta da uma hora da manhã, estávamos em casa do Neto - ansiosamente esperado pela família e pela namorada Ni. Quase se esqueceram de mim, mas o Benício, menos de uma hora depois, já me deixava em Ois da Ribeira, a minha terra!!! Por essa noite fora, muitos Cavaleiros do Norte faziam viagem de regresso às suas terras, às suas famílias, aos ses «mais que tudo»!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 4514

Trending Articles