Quantcast
Channel: CAVALEIROS DO NORTE / BCAV. 8423!
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4634

1 915 - Cavaleiros do Norte com poucas notícias do Alvor

$
0
0
Agostinho Neto (MPLA), Presidente Costa Gomes (Portugal), Holden 
Roberto (FNLA) e Jonas Savimbi (UNITA) na Cimeira do Alvor, há 39 anos (em cima). 
Diário de Lisboa de 11 de Janeiro de 1975 (em baixo)

A Cimeira do Alvor começou a 10 de Janeiro de 1975 e, no dia seguinte, a imprensa portuguesa dela dava conta. O Diário de Lisboa titulava que o MFA era o quarto movimento de libertação (de Angola).
Os trabalhos inter-movimentos tinham começado às 22 horas, prolongando-se pela madrugada de 11 de Janeiro, essencialmente concentrados no desenvolvimento do pré-acordo de Mombaça, no Quénia. Mas com obstáculos: as naturais diferenças entre MPLA, FNLA e UNITA, que a delegação portuguesa procurou conciliar de forma firme, como relata o jornal.

Um pormenor ressaltou: a não inclusão de Rosa Coutinho na Cimeira. Era, recordemos, o Alto-Comissário em Angola. Seria por pressão da FNLA, que o considerava pró-MPLA?  O próprio Rosa Coutinho, porém, explicou que não participou precisamente por... ser o Alto-Comissário. Questão principal das negociações era a distribuição das pastas ministeriais. 
Ao Quitexe, a Aldeia Viçosa, a Vista Alegre, pousos dos Cavaleiros do Norte, poucos (ou nenhuns) ecos chegavam da Cimeira. Os meios de comunicação não eram como hoje, as notícia demoravam tempo a chegar - a não ser as que chegavam dos jornais de Luanda, ou pela onda média da Emissora Nacional (a actual RDP).

Viewing all articles
Browse latest Browse all 4634

Latest Images

Trending Articles