Avenida do Quitexe, em 2012. Reconhece-se a messe de oficiais (a amarelo) e a casa dos furriéis e secretaria
da CCS (vermelho). Foto de Ivo Bije. Em baixo, festa na vila, em 2013 (da net)
O mês de Novembro de 1974, pelo Quitexe - ao contrário de Luanda e outras cidades de Angola -, vivia «o clima de cessar fogo estabelecido» e, por outro lado, «começaram, a ser estabelecidos contactos com as autoridades, por parte de elementos dispersos da FNLA, agora já ao nível da chefatura». O mesmo vinha a acontecer em Vista Alegre, aqui «em fase já mais avançada». A 16, amanhã se fazem 39 anos, «voltou a haver um contacto» e, no dia 4, já tinha havido um em Santa Isabel - «sendo este o primeiro contacto desde 1961».
Isto foi em 1974. E em 2013?
Ontem, dia 14 de Novembro, a imprensa angolana dava conta que a Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola (JMPLA) «constituiu no Quitexe um núcleo de jovens empreendedores, numa actividade enquadrada no programa das comemorações do 68º. aniversário do Presidente José Eduardo dos Santos».
O primeiro secretário provincial para informação da JMPLA no Uíge, Januário Pedro, afirmou que «o Quitexe é o primeiro município a criar esta estrutura de base para o projecto de empreendedorismo», adiantando que a visão da organização «é de expandir os comités dos jovens empreendedores a nível dos 16 municípios da província».
Ver AQUI
Ver AQUI