Igreja de Aldeia Viçosa, mesmo atrás do quartel, em Dezembro de 2012 (foto de Carlos Ferreira). O (furriel) Cruz, em 1974/75 (foto de baixo)
O Cruz «furrielou» por Aldeia Viçosa, como atirador de cavalaria. Minhoto era e ao Minho voltou, quando, cumprida a jornada de África, regressou à Europa e a Portugal. Tem um raro privilégio: faz anos duas vezes por ano. A 1 de Maio, quando, em 1952, veio ao mundo na sua terra de Vieira. E a 4 seguinte, quando o pai o foi registar. «Era assim, naquele tempo...», disse-nos hoje, ao telefone, entre duas gargalhadas de prazer. Faz hoje, pois, os seu biológicos 61 anos!!! O Cruz especializou-se na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, como atirador de cavalaria, e foi mobilizado para os Cavaleiros do Norte em finais de 1973. A 7 de Janeiro de 1974 apresentou-se no RC4 (em Santa Margarida) e era um dos quadros do BCAV. 8423, que se formalmente se começou a formar.
Trabalhou na área empresarial das madeiras (numa serração da família) e é professor na Escola Secundária de Vieira do Minho. Casado, é pai de um casal que, cada qual, lhe deu uma das suas duas netas. Vive feliz, o António de Oliveira Cruz da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa.