Capitães Fernandes (de mão na boca) e Cruz, com o comandante Bundula (FNLA)
A foto é de 2 de Fevereiro de 1975 mas vem hoje aqui a registo para assinalar os 38 anos da saída da tropa portuguesa de Aldeia Viçosa -a 26 de Abril do mesmo ano!!! A última guarnição foi a da 2ª. CCav. 8423, comandada pelo capitão miliciano Cruz.
Os Cavaleiros do Norte chegaram a esta subunidade a 10 de Junho de 1974, assumindo quatro dias depois a responsabilidade operacional da sua zona de acção. Por ali estivera antes, e foi substituída, uma companhia do Batalhão de Caçadores 4211.
A 1ª. CCAV., a do capitão Castro Dias, abandonara Vista Alegre e Ponte do Dange dois dias antes (a 24). Para o Songo. A 3ª. CCAV., do capitão Fernandes, continuava no Quitexe, para onde rodara a 10 de Dezembro de 1974, ida de Santa Isabel (onde chegou a 11 de Junho). Íamos já no 11º. mês de comissão, a suspirar pela Europa e do chão e dos cheiros das nossas terras natais.
«Só a partir desta data se completou a remodelação do dispositivo, que se julga ser a última até ao terminar da comissão», lê-se no Livro da Unidade.
Não seria. A 6 de Junho começou a 1ª. CCAV. a rodar para Carmona,. ida do Songo. Operação que se concluiu a 12. A 3ª.. CCAV. abandonaria o Quitexe, definitivamente, a 8 de Julho, numa rodagem que começou a um do mesmo mês. E a 4 de Agosto foi o adeus a Carmona, para Luanda.