Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4594

7 303 - O comandante Almeida e Brito na Fazenda Minervina! O Pai Luís Mosteias, furriel da CCS!

Image may be NSFW.
Clik here to view.
Grupo de furriéis milicianos da CCS do BCAV. 8423, a dos Cavaleiros do Norte do Quitexe: António Cruz,
Cândido Pires, Luis Mosteias (que foi pai há 49 anos e faleceu a 5 de Fevereiro de 2013, de doença), 
Francisco Neto, José Pires e Nelson Rocha
Image may be NSFW.
Clik here to view.
O Pai Luís João Ramalho Mosteias, furriel da CCS do BCAV. 8423,
com o filho Luís João Mosteias Júnior - agora com 49 anos!

O furriel miliciano Luís Mosteias, que a morte nos roubou há 10 anos, foi pai a 21 de Setembro de 1974, joornadeava ele (e nós) pelo Quitexe uíjano do norte de Angola.
A notícia só chegou no dia seguinte e foi motivo de farta festa, bem regada..., e um banho de aleluias de
alegria, partilhando com o jovem pai a emoção do momento.
O bar de sargentos e o Pacheco, o Topete e o Rocha, restaurantes da quitexana vila onde cumpríamos a nossa jornada africana, foram cenário e testemunhas dos banhos de felicidade que por lá espalhou e partilhou o Mosteias.
Não era todos os dias, na verdade, que um dos nossos era pai, era raro, mesmo muito raro, raríssimo!!! - o Mosteias era o único furriel-pai!... -, e o facto foi uma boa razão para os Cavaleiros do Norte «endeusarem» o recém-papá e levá-lo em andor pela procissão das nossas vidas africanas. A ele, companheiro feliz e pai babadíssimo, mai-la sua Leonor (de Aragão), a mulher e mãe que não conhecíamos!
Muita brincadeira, da boa, da saudável e íntima, «alvejou» o nosso querido Luís Mosteias, por esses dias angolanos.


Image may be NSFW.
Clik here to view.
Os furriéis milicianos Viegas e Luís Mosteias, da CCS do
BCAV. 8423, no varandim da messe e bar de sargentos,
na avenida (a Rua de Baixo) do Quitexe

A morte que nos 
«levou» o furriel 
Luís Mosteias!

A vida mudou, andou, correu, saltou e amadurou, galgou décadas e, chegados a 2 de Janeiro de 2013, era dia de o Mosteias festejar 61 anos.
Achando-nos nós de prazer em lhe dar o parabéns, soubemos por ele mesmo que estava internado no hospital. O que por nada, todavia, o inibiu de se mostrar como sempre o conhecemos, de palavra solta e fácil, sem espartilhos nas emoções: 
«Estou aqui, estou a ir-me embora!!! Os médicos não decidem nada!..., não estou para os aturar». Os aturar, entendamos que... os médicos, os enfermeiros, o pessoal do hospital. Surpreendido e alarmado, mesmo assim lhe imaginei os gestos, a reagir contra a doença violenta, sempre confiante e sem lhe faltar coragem! E fiquei a pensar nas traições da vida. 
Os filhos explicaram-me melhor a situação e, pelos dias seguintes, os Cavaleiros do Norte trouxeram a estas páginas as emoções e retratos que tinham (tem) do amigo Mosteias.
O Mosteias faleceu a 5 de Fevereiro de 2013, aos 61 anos, e é com emoção e saudade que hoje aqui o lembramos, o trazemos de novo a esta páginas de memórias dos Cavaleiros do Norte, para lembrar um dia feliz da sua vida. A vida de um dos Cavaleiros do Norte maiores e de quem todos temos muitas saudades. 
Quando foi pai pela primeira vez! RIP!!!
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Mário Araújo

Araújo de Aldeia 
Viçosa, 71 anos em 
Santo Tirso!

O 1º. cabo Mário Novais de Carvalho Araújo, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 71 anos a 23 de Setembro de 2023.
Operador-cripto de especialidade militar e ao tempo residente em Santo Tirso, lá voltou a 10 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar por terras de Angola. Ainda por lá mora, agora na Sampaio de Carvalho e já aposentado, de lá se «criptando» para os encontros anuais dos Cavaleiros do Norte do capitão miliciano José Manuel Romeira Pinto da Cruz. 
Para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!  


Viewing all articles
Browse latest Browse all 4594