Picada para Zalala, a 15 de Dezembro de 2012, por Carlos Ferreira. Carlos Ferreira, em 1975, em Vista Alegre (em baixo)
A ordem de serviço nº. 162 publicou um louvo ao 1º. cabo Ferreira, mecânico de armas ligeiras, porque, e citamos, «como encarregado da arrecadação de material de guerra da sua subunidade e ao mesmo tempo prestando serviço da sua especialidade técnica, sempre demonstrou o maior zelo, dedicação e esforço».
A proposta do louvor foi do capitão miliciano Castro Dias, comandante da 1ª. BCAV. 8423, a de Zalala (e depois Vista Alegre, Songo e Carmona), que ainda lhe sublinhou «o desempenho das suas funções, garantindo, com a sua lealdade, a melhor colaboração ao seu comandante de Companhia».
Carlos Ferreira vem a ser o fotógrafo de serviço em terras do Uíge, autor das dezenas de fotos que temos publicado neste blogue. É dele, obviamente, a apropriada legendagem da foto de cima: «Aldeia na picada para Zalala, que não existia no nosso tempo. Este tipo de aldeias foram criadas a partir de angolanos que regressaram do Congo, para onde tinham fugido. Ao longe, pode ver-se uma escola nova, de boa construção e no mato».
- FERREIRA. Carlos Alberto Pereira Tavares Ferreira, 1º. cabo mecânico de armas ligeiras, da 1ª. CCAV. 8423. Natural de Albergaria-a-Velha e residente no Maputo, antiga Lourenço Marques (Moçambique).