Quantcast
Channel: CAVALEIROS DO NORTE / BCAV. 8423!
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4484

5 798 - Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, em Santa Maria da Feira !

$
0
0

 

Os Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, do BCAV. 8423 e da Fazenda Santa Isabel,
 reunidos no Fundão, a 1 de Junho de 2019. Há 3 anos! Um grande dia, que se vai repetir
a 4 de 
Junho de 2022, em Santa Maria da Feira

Cavaleiros do Norte de Santa Isabel, a 3ª. CCAV.
8423: Batalha (tapado pelo Novo), capitão José
Paulo Fernandes, 1º. cabo Floro Teixeira, Abílio
e Mário. À frente, José Novo (de azul), furriel
José Lino, Caros Carvalho e Friezas


Os Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Santa Isabel, vão reunir-se em Santa Maria da Feira. A 4 de Junho de 2022.
O encontro é organizado pelo soldado rádio-telegrafista José de Oliveira Novo e retoma a tradição anual que a pandemia COVID 19 interrompeu em 2020 e 2021, depois da jornada social de 1 de Junho de 2019, no Fundão - onde foi «mestre de cerimónias» o furriel José Lino.
Será tempo de os «santa isabéis» recordarem a partida para Angola, a 5 de Junho de 1974 - já lá vão nada mais nada menos que 48 anos... - e certamente se vão «engravidar» de emoções e de memórias da sua (e nossa) histórica jornada africana do Uíge angolano.
«Há um tempo que não se repete, mas que se recorda, já não temos outro tanto tempo», disse o capitão José Paulo Fernandes, o comandante da 3ª. CCAV. 8423, que não falta a um encontro e frisando também que «é essa certeza determos cumprido uma missão histórica, que motiva esta feliz emoção».
Os Cavaleiros do Norte de Santa Isabel vão, por tudo isso, galgar quilómetros atrás de quilómetros, de norte a sul do país, para partilharem mãos e abraços nestes momentos de «intensa e quase infantil felicidade» e fazendo evocação de uma irrepetível fase das suas vidas: que semeou afectos e solidariedade, num companheirismo que partilhou e multiplicou momentos inolvidáveis, que (n)os fizeram mais homens, mais amadurecidos e adultos, maiores e seguramente melhores.
A concentração está marcada para as 10 horas, junto ao Castelo da Feira, e o almoço de confraternização será no restaurante Xiriri, em S. Miguel do Souto (Santa Maria da Feira).
Os interessados podem contactar o José Novo, através do telemóvel 965492081.

António Moita
Moita de Santa Isabel,
70 anos em Lisboa !

O soldado António Carvalho Moita, da 3ª. CCAV. 8423, festejou 70 anos no dia 9 de Maio de 2022. Ontem, precisamente.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar e combatente dos Cavaleiros do Norte da Fazenda Santa Isabel e do capitão José Paulo Fernandes, passou depois pelo Quitexe e pela cidade de Carmona, regressando a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 - cumprida a missão que o levou a terras uíjanas do norte de Angola. 
A esse tempo de há 47 anos, fixou-se na Quinta do Ferro, Campo de Santa Clara, em Lisboa. Nada mais sabemos dele, actualizadamente, mas para onde quer que esteja, para ele vai o nosso abraço de parabéns!
Miguel Ferreira e capitão
Luz e esposa (em 2014)

Miguel, condutor da CCS,
70 anos em Gondomar !

O condutor Miguel da Cruz Ferreira, da CCS do BCAV. 8423, festeja 70 anos a 10 de Maio de 2019. Hoje!
Cavaleiro do Norte natural de Lomba, em Gondomar, lá regressou a 8 de Setembro de 1975, com louvor pela «maneira dedicada como sempre desempenhou os serviços da sua especialidade». Além disso e ainda segundo o louvor publicado na Ordem de Serviço 181, «dados os seus conhecimentos técnicos, foi várias vezes chamado a aplicá-los, o que sempre fez, dando o melhor do seu esforço e muito contribuindo para a solução de casos diversos», o que «em grande parte deu ocasião a superar as tantas deficiências encontradas, razões que merecem ser distinguidas».
Fez carreira profissional como motorista e, já aposentado, mora na Lomba, em Gondomar, onde em 2014 muito bem organizou o encontro da CCS desse ano. Para lá e ele vai o nosso abraço de parabéns!



















Os Cavaleiros do Norte da 3ª: CCAV. 8423 «mataram» saudades e confortaram as almas nos encontros de ontem: a CCS em Rans, no município de Penafiel, a 3ª. CCAV. 8423 no Fundão.
«Foi um dia maravilhoso, que correu completamente bem, que me deixou muito, muito feliz, muito satisfeito...», disse José Lino, o Cavaleiro de Santa Isabel, impecável organizador deste encontro, que, há 44/45 anos e pelo norte de Angola, pelo Uíge, jornadeou como





mecânico-auto e por cá é bem sucedido empresário de vários sectores
industriais e comerciais pela raia de Espanha e também por este vizinho país fora.
Os «santaisabéis» começaram a chegar cedo, bem cedo..., ao Fundão e a «espreitar» as cerejeiras da zona, indo de um pouco de todo o lado de Portugal, sem medos ao calor que se sentia, como medo nunca tiveram durante os 15 meses




da jornada militar que os levou ao africano Uíge de Angola - e numa época irrepetível da História de Portugal e dos novos países que nasciam.
«Fomos à volta de uma centena de pessoas, uma grande família, tudo gente muito boa, todos muito bons companheiros», disse o José Rodrigues Lino, sem esconder a alegria de «ter tantos e tão bons amigos» da epopeica missão em Angola, neste encontro do Fundão

Viewing all articles
Browse latest Browse all 4484