Quantcast
Channel: CAVALEIROS DO NORTE / BCAV. 8423!
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4594

5 545 - A véspera do regresso, há 46 anos, da CCS do BCAV. 8423 a Portugal !

$
0
0

 

Alferes milicianos da CCS do BCAV. 8423, à porta da messe do Quitexe: Jaime Ribeiro,
António Albano Cruz, António Manuel Garcia (falecido, de acidente, a 2 de Novembro
de 1979) e José Leonel Hermida 
Furriéis Neto e Viegas, Cavaleiros
do Norte da CCS do BCAV. 8423
José Nunes organizou o
encontro da 2ª. CCAV. 8423
de 2011 e vai festejar 69 anos


Domingo, dia 7 de Setembro de 1975. Há 46 anos da nossa saudade angolana !!!
A CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 estava em véspera do voo para Lisboa e concentrada nas degradadas instalações do extinto Batalhão de Intendência de Angola (BIA), no campo Militar do Grafanil.
As instruções eram lineares: não sair do Grafanil e, saindo, só com autorização própria. Foi caso dos furriéis milicianos
Neto e Viegas, que foram a Luanda, à avenida D. João II, para entregar o carro da FRAL (Ferragens Reunidas de Águeda), empresa da Família Neto - que ao tempo construía uma fábrica em Viana, cidade dos arredores, logo depois do Grafanil.
A fome do final desse último domingo e dia de Angola, sem cozinha no ex-BIA, foi morta com uma fornada de pastéis e garrafões de vinho branco, oferecidos por um civil que era familiar de um Cavaleiro do Norte. A memória deixou esquecer os seus nomes (do pasteleiro e do companheiro da nossa jornada angolana), mas os pastéis, saboreados pela noite dentro, foram pitéu inesquecível. Entre farta conversas sobre o nosso futuro mais próximo e as graças (bem brejeiras) do papagaio do furriel Bento - provocado pelas intermináveis «bocas» dos homens da CCS.
Os Cavaleiros do Norte da CCS, divertidos e expectantes, também ansiosos, estavam a poucas horas de voar para Lisboa, ao encontro das suas terras e dos seus cheiros, dos seus familiares e amigos. Iriam sair do Grafanil às 5 horas da manhã.
Refugiados de Angola no aeroporto
de Luanda em 1975 (foto da net)


Protesto no aeroporto,
sem «achar» familiares


A cidade de Luanda, pelo que nos foi dado a perceber na deslocação para entregar o carro à FRAL, estava calma, não se notando quaisquer incidentes. Isso mesmo observámos na última passagem pela baixa, pela Portugália, o Amazonas e o Baleizão, o Pólo Norte - antes do rápido almoço na Floresta, frango de churrasco e umas valentes bazookas.
Os únicos protestos conhecidos, foram quando passámos pelo aeroporto, na última e falhada tentativa do furriel Viegas achar alguns familiares e amigos, nomeadamente os que residiam em Nova Lisboa - os irmãos Viegas (Manuel, Aníbal e José), as  Famílias Neves Polido e Marques Miranda - e na Gabela (as famílias Tavares Neves, Anacleto Melo e Clemente Pinheiro).
Queixavam-se os refugiados da diminuição das viagens aéreas para Lisboa de evacuação para Lisboa. Muitos deles manifestavam-se ansiosos e desesperados, contestando a redução de voos, que aparentemente se devia a «motivos operacionais». Eram, no geral, homens idosos, mulheres e crianças!

José Nunes (2017)

Nunes de Aldeia Viçosa,
69 anos em Leiria!

Nunes, condutor-auto dos Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 69 anos a 8 de Setembro de 2017. Amanhã!
José Nunes é o seu nome completo e a subunidade também passou pelo BC 12, em Carmona - a capital do Uíge e que tomou este nome apos a independência. 
Regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, a Maceira Liz, nos arredores de Leiria. Lá continuou e lá vive, agora no Vale do Salgueiro, da freguesia da Maceira. Foi o organizador do encontro de 2011, a 24 de Setembro, com almoço no Casarão. Para ele vai o nosso abraço de parabéns! E venham mais felizes anos para este companheiro de Leiria, organizador do encontro dos Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423 em 2011.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 4594

Trending Articles