![]() |
Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, que chegaram a Lisboa no dia 9/091975. Imagem de 20 anos depois, em Águeda: furriel Queirós, capitão Dias, alferes Lains Santos e furriel Mota Viana |
O dia 9 de Setembro de 1975 foi o do regresso da 1ª. CCAV. 8423 a Portugal. Exactamente 20 anos depois, em 1995, realizou-se em Águeda o primeiro encontro dos Cavaleiros do Norte, na Estalagem da Pateira.
O dia de há 44 anos foi tempo de os «ccs´s» chegarem a suas casas, de nor-
te a sul de Portugal, «embriagando» fa-
mília e amigos de felicidade: a do re-
![]() |
O furriel Viegas «deu», a 9 de Setembro de 1995, as boas-vindas aos Cavaleiros do Norte, no primeiro encontro dom BCAV. 8423 |
O primeiro encontro
dos Cavaleiros do Norte
A 9 de Setembro de 1995, um sábado, celebrou-se em Águeda a comunhão do reencontro de todos os que, das 4 Companhias do BCAV. 8423, puderam partilhar-se num encontro memorável, que reuniu mais de 300 pessoas, todas emocionadas e grávidas de alegria - fazendo memória do nossa jornada africana do Uíge angolano.
A vontade, o gosto, o prazer, a alegria de todos, tem levado a que, ano atrás de ano, Companhia por Companhia, os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 se reencontram e se fazem de meninos-soldados, os meninos-soldados que quase infantilmente lembram, ao pormenor, a epopeica história de que todos fomos actores nos memoráveis anos de 1974/75 - quando, por terras d´África, nascia um novo país. A nossa saudosa e querida Angola.
![]() |
Cavaleiros do Norte de Zalala; os alferes Lains dos Santos, João Sampaio e Pedro Roas, com o Pig-Bó (de turbante) |
Acalmia geral por
terras de Angola !
A 1ª. CCAV. 8423 era comandada pelo capitão miliciano Davide Castro Dias e saiu do Grafanil ao fim da manhã de há 4 anos, uma altura em que na cidade de Luanda «a situação político-militar em território angolano não sofreu alterações assinaláveis relativamente ao último fim de semana».
Uma situação, reportava o Diário de Lisboa de 9 de Setembro de 1975, que era «caracterizada por uma acalmia geral, depois de o MPLA ter detido o avanço da FNLA sobre Luanda». FNLA que, recordemos, era a «dona» do Uíge por onde jornadearam os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 e onde, ainda segundo o DL, «parece estar a concentrar forças».
A sul de Angola, o MPLA «estava quase a completar o cerco às forças da UNITA, essencialmente concentradas em Nova Lisboa e Silva Porto».