Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4491

4 392 - Comandante de novo na ZMN para preparar a rotação para Carmona!

Image may be NSFW.
Clik here to view.
Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423 na Fazenda Maria Amélia., por terras uíjanas. De pé, NN (da
 mobilização local), Caroço, Guia, Eusébio e NN (local). Em baixo, NN, Ângelo Teixeira (TRMS) furriel
 José Carvalho, Jesus e NN. Quem ajuda a identificar os NN?
Image may be NSFW.
Clik here to view.
A Zona Militar  Norte (ZMN) e Comando do
 Sector do Uíge (CSU), na cidade de Carmona
 e em 1974/75
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Comandante Carlos
Almeida e Brito


O comandante Carlos Almeida e Brito voltou a Carmona a 25 de Feve-
reiro de 1975, para mais um reunião na Zona Militar Norte (ZMN), no âmbito da cada vez mais provável rotação para o BC12.
O que estava em causa, por esse tempo de há 44 anos, era, recordemos, a proba-
bilidade de os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8413 irem para Luanda, onde actuariam como batalhão de intervenção, com o unidade das chamadas Tropas de Integração. Mas também reclamados por Carmona e pela ZMN - área uíjana que já bem conheciam, dos seus aquartelamentos do Quitexe, de Zalala e Vista Alegre, também de Vista Alegre e Ponte do Dange, Luísa Maria e Liberato.
«O mês caracterizou-se, para o BCAV., pela incerteza do seu futuro destino, já que iria ser considerado a fazer parte das tropas de intervenção determina-
das pelo Acordo da Penina», reporta o livro «História da Unidade», a do BCAV. 8423, naturalmente referindo-se ao Acordo do Alvor. Penina, era o nome do hotel onde decorreu a cimeira de Portugal com os três movimentos de libertação.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Alferes Manuel Mene-
ses Alves, 2ª. CCAV.

Alferes Meneses
em Aldeia Viçosa

O mês de Fevereiro de 1975 foi tempo de chegar a Aldeia Viçosa o alferes miliciano Manuel Meneses Alves, que rodava de Cabinda, onde jorneadeou na CCS do BCAÇ. 4519.
Notabilizou-se  a 13 de Abril desse ano, quando, em Carmona e «durante uma manifestação não autorizada superiormente, na qual se verificou confronto entre elementos de movimentos emancipalistas, com uso de armas de fogo, na via pública, actuou de forma rápida, decidida e enérgica, não deixando dúvidas quanto à determinação do pequeno núcleo de tropa que comandava». O livro da Unidade, reportando o louvor, acrescenta que«conseguiu a detenção de dois dos elementos em confronto e ainda, de imediato, ter feito abortar a referida manifestação».
Manuel Meneses Alves foi empresário do sector das carnes e faleceu a 15 de Maio de 2013, em Leiria - de onde era natural e onde residiaA doença incurável venceu-o, mas não sem que, antes (e por duas vezes), conhecendo o seu destino, organizasse encontros de despedida da família e dos amigos. Ver AQUI.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Ângelo Teixeira (2017)
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Ângelo Teixeira
em 1974/1975


Teixeira de Santa Isabel
apresentou-se no RC4 

O soldado Teixeira,  Cavaleiro do Norte das transmissões da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, apresentou-se no RC4 em Santa Margarida, a 25 de Fevereiro de 1974, há 45 anos, por «ter sido nomeado para servir no ultramar e no BCAV. 8423».
Ângelo Simões Teixeira rodava do Regimento de Infantaria nº. 1 (RI 1), em Queluz, e regressou a Portugal, no final da sua comissão militar por terras do Uíge angolano, a 11 de Setembro de 1975, fixando-se na sua natal terra de Amoreira Cimeira freguesia de Portela do Fogo, no município de Pampilhosa da Serra.
A vida «levou-o» para Alverca do Ribatejo, onde é empresário do sector do calçado, fundador, dono e administrador da Sitex, com armazém e várias lojas estabelecidas na zona. Abraço para ele!

Viewing all articles
Browse latest Browse all 4491