A sede da FNLA na avenida do Brasil (net). Almeida e Brito (em baixo)
O 4 de Novembro de há 39 anos foi também o dia em que o PELREC se encontrou com guerilheiros da FNLA, na aldeia do Dambi Angola. O primeiro contacto directo, mal sabiam eles que tinha acontecido o 25 de Abril.
A FNLA, em Luanda, abria, na véspera, a sua primeira delegação oficial, na avenida do Brasil, na parte nova da cidade. A inauguração, segundo leio na imprensa do dia 4, «foi precedida de espectacular cortejo automóvel pelas ruas da cidade, composto por milhares de aderentes ao movimento, empunhando bandeiras e cartazes e entoando o hino da FNLA e dando vivas ao presidente Holden Roberto».
O dia era 2ª.-feira e de Lisboa vinham novidades futebolísticas, da 9ª. jornada do campeonato nacional da 1ª. divisão: Benfica-V. Guimarães, 3-0; V. Setúbal-FC Porto, 1-1; Atlético-Académico, 1-0; Leixões-Sporting, 1-1; Farense-Belenenses, 1-1; Boavista-Oriental, 3-0; Sp. Espinho-CUF, 2-2; U. Tomar-Olhanense, 4-2. Comandavam, FC Porto e Benfica, com 14 pontos. Seguiam-se, Vitória de Guimarães (13), Sporting, Vitória de Setúbal, Farense e Boavista (11), Atlético (9), Belenenses, Sp. Espinho e U. Tomar (8), CUF e Olhanense (7), Leixões (6), Oriental (4) e Académico de Coimbra, actual Académica (2).
- Ver «O encontro com guerrilheiros da FNLA», AQUI
- Ver «A ordem de operação para o Dambi Angola». AQUI
Clicar sobre o AQUI