Alferes Garcia e Almeida (à frente) e 1ºs sargentos Barata e Aires, na foto de cima.
O padre Albino Capela num baptizado do Quitexe (foto de baixo).
O bispo D. Francisco Mata Mourisca e o brigadeiro Altino de Magalhães
O dia, como se vê, foi muito vivido, no campo social: o de visita das mais altas individualidades do Uíge, no campo militar (acumulando o então brigadeiro Altino de Magalhães com a governação civil) e na área religiosa (o bispo titular da diocese). Vem a propósito lembrar que a missão católica do Quitexe era sacerdotada pelo padre Albino Capela, titular da Igreja da Mãe de Deus.
A 2 de Novembro de 1979, cinco anos depois, hoje se passam 34 e vítima de acidente de viação, faleceu o «nosso alferes» Garcia, que foi comandante do PELREC. A memória deste inesquecível oficial miliciano dos Ranger´s continua viva no espírito dos Cavaleiros do Norte, que não deixam de evocar o companheiro de sempre, o amigo de todos, o generoso homem sem medos e o militar de coragem que se fez exemplo.
- MAGALHÃES. Altino Pinto de Magalhães, brigadeiro, natural de Ribalonga, Carrazeda de Ansiães. Nasceu a 8 de Maio de 1922 e atingiu a patente de general.
- GARCIA. António Manuel Garcia, alferes miliciano de Operações Especiais (Ranger´s), da CCS. Natural de Pombal, Carrazeda de Ansiães, faleceu a 2 de Novembro de 1979, vítima de acidente de viação. Era agente da Polícia Judiciária. Ver AQUI e AQUI.
- MOURISCA. D. Francisco da Mata Mourisca. Foi nomeado Bispo do Uíge pelo Papa Paulo VI, em 1967. Abdicou em 2008, aos 79 anos.
- CAPELA. Albino Vieira Martins Capela, sacerdote católico da missão do Quitexe. Abandonou o sacerdócio e fez carreira profissional como professor, em Barcelos, onde reside. É coinviva habituaç dos encontros da CCS. Ver AQUI