Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, de Santa isabel reunidos em Arganil,
a 8 de Junho de 2013 (em cima), o capitão Fernandes e o 1º. sargento Marchã (em baixo).
Os últimos partiram para Luanda, os últimos voltaram a Portugal.
O seu último dia na capital angolana foi tempo de notícias da vitória militar do MPLA sobre a FNLA, assumindo o comando do Caxito. Agostinho Neto, falando em Luanda, num encontro regional com a Juventude do MPLA, integrado na Semana da Defesa Popular, referiu-se a esta vitória militar, afirmando que «nenhum angolano poderia deixar de se sentir satisfeito, já que marca mais uma importante etapa da luta que os angolanos travam contra o imperialismo».
O presidente do MPLA lembrou que «foram as agressões estrangeiras que determinaram o início da segunda luta armada de libertação nacional em que o povo está engajado». Referia-se ao Zaire, que alegava apoiar a FNLA, a norte (por onde andaram os Cavaleiros do Norte), e à África do Sul, que, a sul, apoiaria a UNITA.
Os cavaleiros de Santa Isabel chegados a Lisboa, encontraram um Portugal onde o Conselho da Revolução estava preocupado com a censura e um assalto ao BPA, em Lisboa, rendeu 5000 contos. Outro, em Vila do Conde «valeu» 100 e em Nova Oeiras assaltaram uma casa e levaram 900. Os militares manifestavam-se no Porto e Almada e trabalhadores na CUF e em muitos plenários, nas zonas mais industrializadas. Populares preparavam uma manifestação de apoio aos soldados da PM.
Ao Sporting, chegaram os brasileiros Picolé, Gilson Paulino e Robervai. Alguém lembra deles? No hóquei em patins, Portugal ganhou (12-1) à Suíça, para o campeonato da Europa. Jogaram: Ramalhete, Rendeiro (2), Garrancho 81), Livramento (4), Chana (5), Casimiro e Gomes da Costa.