![]() |
Os Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da Dazenda de Santa Isabel, no encontro de 2017, que decorreu em Leiria |
![]() |
Cavaleiros do Norte em Ferreira do Zêzere, no encontro de 2016, a bordo de barco turístico na barragem |
A concentração está marcada para as 12 horas, no restaurante Manuel Júlio, e a ementa começará com as habituais e
![]() |
O Carvalho e os furriéis Cardoso, organizadores de 2018, e Flora, à esquerda e de azul e óculos |
tarão sobremesas (frutas e bolos), o inevitável bolo comemorativo e espumantes, entre outras bebidas, para animar e refrescar este encontro de memórias dos Cavaleiros do Norte que foram, também, última guar-
nição militar portuguesa na vila do Quitexe.
Os interessados em participar devem contactar os or-
ganizadores, até ao próximo dia 20 de Maio (já não falta tido): o Carlos Alberto baptsta de Carvalho, que foi atirador de Cavalaria por terras de Angola e é juiz da função (pelo telemóvel 916216923) e o furriel miliciano João Augusto Martins Cardoso, das TRMS, que é mordomo com a experiência de quem já organizou o encontro de Arganil, em 2013, e a este dá boa ajuda (939908807).
O restaurante Manuel Júlio localiza-se em Santa Luzia, no Largo da Feira, no IC2 (antiga EN1), à saída de Coimbra para a Mealhada - freguesia de Barcouço.
![]() |
António M. Lopes, furriel miliciano |
Lopes promovido
a furriel miliciano
O enfermeiro António Lopes foi promovido ao posto de furriel miliciano no dia 9 de Maio de 1974.
António Maria Verdelho da Silva Lopes, alentejano de Vendas Novas, era 1º. cabo miliciano e integrou a CCS do BCAV. 8423 dos Cavaleiros do Norte, jornadeando pelo Quitexe e por Car-mona. A antiguidade foi reportada a 1 de Maio - segundo a Or-
dem de Serviço nº. 109, do RC4 e desse dia 9 de há 44 anos.
Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, no final da nossa jornada por terras do norte de Angola, e fez carreira profissional co-mo funcionário público, de que se aposentou como tesoureiro das Finanças de Vendas Novas - cidade de onde é natural e onde reside. É participante habitual dos encontros dos CCS´s, para eles «atraindo» a sua família próxima. Abraço!