Alferes milicianos Jaime Ribeiro, Augusto Rodrigues e José Alberto Almeida, que amanhã festeja 70 anos em Albufeira, onde é Cônsul de Marrocos no Algarve e empresário do turismo e construção civil |
Os tempos do Quitexe, há 43 anos, foram de assumpção de responsabilidades
dos Grupos Especiais (GE) «atribuídos ao subsector»: à CCS, no Quitexe (os GE´s 217 e 223), à 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa (GE 222), ambas dos Cavaleiros do Norte, e à CCAÇ. 4145, a de Vista Alegre (GE 208).
Ao tempo (e até ao dia seguinte), a ZA dos Cavaleiros do Norte estava ainda sob responsabilidade do BCAÇ. 4211,
![]() |
Helicóptero a aterrar na parada do BC12, para evacuar elementos ligados ao MPLA, em Junho de 1975 |
![]() |
Emblema do BC12 |
no reino da FNLA
Um ano depois, em Junho de 1975, consolidava-se a estabilidade pública em Carmona, cidade de onde foram retirados os elementos afectos ao MPLA - que ali foi militarmente derrotado pela FNLA -, evacuados para Luanda.
Os Cavaleiros do Norte, então já reforçados pela 1ª. CCAV. 8423 (que rodara do Songo), mantinham as linhas de segurança essenciais, embora a custo de muitos sacrifícios e intermináveis horas de serviço operacional. E com fartas objecções da FNLA.
«Mais do que nunca, as NT estão a viver no reino da FNLA, isoladas, preocupadas, e quase sem encontrar motivações justificativas da sua estada, salvo que entendem de dever e necessária a sua permanência», sublinha o Livro da Unidade, reportando este tempo de há 42 anos.
Ao tempo, era também bem evidente a animosidade de boa parte da comuni-
dade civil branca, que não se dispensava de criticar e julgar a posição militar - embora esta (os Cavaleiros do Norte) ali se mantivesse atenta e sempre disponível para tudo o que «desse e viesse», até ao limite do possível.
![]() |
José Alberto Almeida, Cônsul de Mar- rocos no Algarve, condecorado pela Embaixadora Karima Benyaïch |
Alferes Almeida, 70
anos em Albufeira!
O alferes miliciano Almeida, Cavaleiro do Norte do Comando do BCAV. 8423, está em festa de anos: faz 70, a 14 de Junho de 2017. Amanhã e no Lageado, em Albufeira.
José Alberto Alegria Martins de Almeida chegou ao Quitexe em Julho de 1974 e foi o oficial de reabastecimentos e de Justiça do BCAV. 8423. Natural de Oliveira de Azeméis, já ao tempo vivia em Albufeira e lá voltou a 8 de Setembro de 1975, terminada a (nossa) jornada africana do Uíge Angolano - enquanto Cavaleiros do Norte.
![]() |
O alferes Almeida no Quitexe (1974) |
Ligado a Marrocos, pela via da arquitectura, tem gabinete de trabalho e residência em Marraquexe. É Cônsul do Reino Marroquino no Algarve e o seu trabalho foi sublinhado e elogiado pela Embaixadora Karima Benyaich, em Janeiro de 2015, quando, mandatada pelo Rei de Marrocos, lhe entregou uma condecoração. Ver AQUI.
Aos 70 anos, que amanhã comemora!..., continua profissionalmente activo e para ele vai o nosso abraço. Só uma vez se fazem 70 anos! Parabéns!