Quantcast
Channel: CAVALEIROS DO NORTE / BCAV. 8423!
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4482

3 656 - Instrução em Santa Margarida e José Ndele no Governo

$
0
0
Cavaleiros do Norte de Zalala mas anda em Santa Margarida. À frente, um
radiotelegrafista (?), alferes Lains dos  Santos e furriéis Plácido Queirós e
 Américo Rodrigues. E os que estão atrás, alguém os identifica'

Gruta do Quijoão, em Zalala: os furriéis milicianos
 Jorge Barata (falecido a 11/10/1997, de doença e
 em Alcains), José Louro e José Nascimento

Aos 29 dias de Janeiro de 1974, o BCAV. 8423 fazia a sua instrução no Campo Militar de Santa Margarida, com exercícios divididos pelo Destacamento do RC4, Mata do Soares e arredores.
O objectivo, para além das técnicas militares necessárias para jovens combatentes que se preparavam para actuar nas matas de Angola (e lá se sabia o que isso era, ou seria!...), era também «instituir espírito de corpo ao BCAV., de modo a que se constituísse um todo coeso, disciplinado e disciplinador».
Angola, em Janeiro de 1975: Lúcio Lara (MPLA,
 de fato claro), Johnny Eduardo (FNLA) e José
 N´Dele (UNITA), NN e Almeida e Santos
Um ano depois, por terras do Uíge angolano e já com essas técnicas de combate e sobrevivência bem apreendidas - e nalguns casos aplicadas... -, os Cavaleiros do Norte ficaram a saber que, em Nova Lisboa, o presidente da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi, anunciou que José N´Dele «será o representante do seu movimento no Conselho Presidencial do Governo de Transição que tomará posse no dia 31 de Janeiro». 
José N´Dele era natural de Cabinda (nascido a 13 de Agosto de 1940), tinha 34 anos e era licenciado em Ciências Económicas e Sociais (em Genebra, na Suíça), depois de ter feito os estudos primários no Seminário Menor de Luanda e, em 1961, com 21 anos, ter seguido para o Zaire, onde se alistou na FNLA. Era tesoureiro geral da UNITA e participara na Cimeira do Alvor.
A sua indicação para este alto cargo deixava concluir, confirmando, a posição da UNITA sobre as pretensões da FLEC quanto à independência do Enclave: era parte integrante do território angolano. 
José de Assunção Alberto Ndele faleceu a 19 de Abril de 2000, na Suíça e foi sepultado em Cabinda, a 8 de Maio seguinte - depois de homenageado em Luanda, em cerimónia participada pelo presidente José Eduardo dos Santos. Deixou viúva e um filho.

População incitada
a fazer distúrbios

Luanda, por esse tempo, continuava tensa e, segundo a ANI, «agitadores a soldo não se sabe de quem, andam pelos subúrbios a concitar a população a fazer distúrbios no dia 31 de Janeiro, data da posse do Governo de Transição que há-de levar Angola à independência».
O MPLA, em comunicado, apelou aos seus militantes e simpatizantes para «denunciar os agitadores que consigam identificar» e, por outro lado, aconselhava-os a «não se deixarem arrastar por manobras que só poderão desprestigiar o movimento».
Jonas Savimbi, da UNITA e discursado em Nova Lisboa, também de distanciou destes agitadores e citando «fontes seguras» disse que poderiam estar relacionados com «as forças que se preparam, em Portugal, para um contra-golpe e, quiçá, denunciarem os acordos entre os movimentos de libertação e Portugal»
A FNLA, por seu lado, deu conta que os seus representantes no Governo de Transição iam «chegar a Luanda», mas não foram revelados os seus nomes.
2ª. CCAV. 8423


Jordão de A. Viçosa, 64
anos na Marinha das Ondas

O 1º. cabo Jordão festejou 22 anos a 29 de Janeiro de 1975, quando jornadeava por África e na uíjana terra de Aldeia Viçosa, em Angola.
Licínio da Silva Jordão foi apontador de morteiros a 2º. CCAV. 8423,. voluntário e natural de Cipreste, da freguesia de Louriçal, em Pombal. Aqui voltou, a 10 de Setembro de 1975, no final da comissão dos Cavaleiros do Norte. Vive nas Matas, de Marinha das Ondas, na Figueira da Foz, onde hoje festejará 64 anos. Parabéns!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 4482