Quantcast
Channel: CAVALEIROS DO NORTE / BCAV. 8423!
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4614

3 594 - Nomeação de 15 futuros alferes, o reconhecimento da UNITA!

$
0
0
Cavaleiros do Norte da CCS, no Quitexe, De pé, NN e NN. furriéis Mosteias (de cabelo rapado,  falecido a 5
 de Fevereiro de 2013), Neto, José Pires e Rocha (de boina e meio tapado), Graciete Hermida, NN, alferes
 Hermida, NN, Salgueiro (?), ,NN, 1º. cabo Oliveira e Soares. Na fila do meio, Madaleno, NN (sapador),
 Luciano, Silva, 1ºs. cabos Coelho (Buraquinho) e José Gomes, NN, furriel Cruz (de óculos e bigode),
 NN, NN e NN. À frente, 1º.s cabos Florindo, Costa (TRMS), NN, Cabrita, furriéis Monteiro (?) e
 Cândido Pires e NN. Alguém ajuda a identificar os NN?

Alferes milicianos dos Cavaleiros do Norte à porta da
 messe de oficiais do Quitexe: Luís Pedrosa, Jaime
 Ribeiro, António Cruz e António Garcia (mobilizados a
 26/11/1973, há 43 anos) e José Leonel Hermida (que
 hoje festeja 70, na Figueira da Foz)
O dia 28 de Novembro de 1974 foi tempo para, pelas bandas do Quitexe uíjano e outras terras onde se aquartelavam os Cavaleiros do Norte (Aldeia Viçosa e ainda Luísa Maria e Fazenda Santa Isabel), de se saber da proposta de reconhecimento da UNITA, pela OUA.
A recomendação fora feita por uma comissão especializada, liderada pelo brigadeiro Olufemi Olutrye, da Nigéria, e punha «termo a vários anos de ostracismo a que a UNITA foi votada pelos estados africanos»
O capitão Cruz, segundo da esquerda para a direita, com
 4 dos 15 alferes milicianos mobilizados há 42 anos: Car-
valho de Sousa, capitão José Manuel Cruz, António
A. Cruz, João Periquito e, de cócoras, Jorge Capela
A imprensa desse dia destacava que o reconhecimento «parecia inevitável, em face da intenção que anima Lisboa de constituir um Governo Provisório em Luanda, formado por representantes daquele movimento e das duas outras organizações reconhecidas pela OUA - o MPLA e a FNLA».
A União Nacional para Independência Total de Angola (UNITA) era presidida por Jonas Savimbi, que tinha sido secretário geral da UPA (a futura FNLA, resultante da fusão com o Partido Democrático de Angola) e ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo da República de Angola no Exílio (GRAE) em 1962/64. Saiu da FNLA em 1964 e, depois de uma fracassada tentativa de adesão ao MPLA, fundou a UNITA em Março de 1966.
O mês de Novembro de 1974 foi tempo, também,  para a chegada do furriel miliciano Mário J. R. Soares, atirador, à 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. E à CCS, no Quitexe, do soldado cozinheiro Carlos J. F. Gomes. De ambos, não temos memória e muito menos rasto.
A Ordem de Serviço nº. 278, do RC4 e de 26 de
Novembro de 1973, com as nomeações para o ultra-
mar de 15 futuros alferes milicianos do BCAV. 8423.
Há precisamente 43 anos!

Alferes milicianos
mobilizados

Um ano antes, em Santa Margarida, foi publicada a Ordem de Serviço nº. 278 do RC4 que, na página 7, dava conta que «foram nomeados, por imposição, para prestar serviço na RMA e nas companhias que a cada um se indicam» nada mais nada menos que 15 futuros alferes milicianos do Batalhão de Cavalaria 8423. Mal eles sabiam.
Os seguintes:
- CCS, que viria a ser a do Quitexe: António Manuel Garcia (de Operações Especiais, os Rangers, entretanto falecido, a 2 de Novembro de 1979, de acidente e ao serviço da Polícia Judiciária, era da Carrazeda de Ansiães e residia no Porto), Jaime Rodrigues Picão Ribeiro (sapador, de Constância, onde reside) e António Albano Araújo de Sousa Cruz (mecânico, em Santo Tirso 
- 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala: Mário Jorge de Sousa Correia de Sousa (de OE, então morador na freguesia de S. José, Lisboa) e os atiradores de Cavalaria Carlos Jorge da Costa Sampaio (de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa), Pedro Marques da Silva Rosa (do Bombarral) e José Manuel Lains dos Santos (de Almeirim).
- 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa: João Francisco Pereira Machado (de OE e natural da freguesia de S. Sebastião da Pedreira, em Lisboa) e os atiradores de Cavalaria Jorge Manuel de Jesus Capela (da Fernão Magalhães, em Lisboa), João Carlos Lopes Periquito (de Santarém) e Domingos Carvalho de Sousa (de Marrazes, em Leiria).
- 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel: Augusto Rodrigues (de OE, natural de Vouzela e morador em Lisboa) e os atiradores de Cavalaria Mário José Barros Simões (de S. João Baptista, em Tomar), Luís António Pedrosa de Oliveira (de Marrazes, em Leiria) e Carlos Almeida da Silva (de Outeiro do Marco, em Beco, Ferreira do Zêzere).
José Lopes Esteves

Anos do alferes Hermida
e do 1º. cabo Esteves

O dia 27 de Novembro de 1974 foi tempo de duas festas de aniversários no Quitexe.
O alferes miliciano José Leonel Pinto de Aragão Hermida, oficial de transmissões, comemorou 28 anos - por lá feliz e acompanhado da sua gentil esposa, a professora Graciete Ferreira. Hoje, apagará 70 velas na Figueira da Foz, onde residem e já ambos aposentados do ensino.
O 1º. cabo José Lopes Esteves, escriturário da secretaria do Comando do BCAV. 8423, festejou 22. Regressado a Portugal, fez vida como vendedor de automóveis e, agora já reformado, mora em Viseu, onde hoje lhe cantarão os parabéns pelos 64 anos.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 4614

Trending Articles