![]() |
Furriéis milicianos António Carlos Letras, José Manuel Costa (que hoje festeja 64 anos; pa-ra-béns!!!), António Artur Guedes e José Gomes, em momento de leitura de correio, em Aldeia Viçosa |
![]() |
Furriéis milicianos José Augusto Monteiro e Domingos Peixoto (adido) nas traseiras da messe de Carmona |
A UNITA, que a ocupava (?), ou o MPLA, que a desejava conquistar? Ou a mesma UNITA que a perdera e a pretendia reconquistar?
Na verdade, no «combate» da contra-informação, quer um movimento quer outro reclamavam«vitória nas confrontações» bélicas.
Certo parecia ser que, depois de o MPLA ter recentemente (a tempo) «assumido o controlo a cidade, até aí em poder da UNITA», esta reagiu ao desaire com uma «contra-ofensiva iniciada no final da semana passada». Já lá iam, pois, 7 ou 8 dias.
Do Uíge, militarmente controlado pela FNLA, nada se sabia - para além do assumido propósito do MPLA ir conquistar a cidade e a província do norte angolano, assim como a do Zaire - os dois grandes bastiões do movimento de Holden Roberto, suportados pelas forças do seu ELNA, o Exército de Libertação Nacional de Angola.
![]() |
Os furriéis milicianos Victor Costa e José Ant. Nasci- mento, ladeando o soldado Leão (Trombone) em Zalala |
![]() |
Furriéis milicianos José Adelino Querido, Victor Mateus Guedes (falecido a 16/04/1998, de doença) e António Fernandes. Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel |
Os Cavaleiros do Norte, neste mesmo dia de há precisamente 41 anos, registavam dois 23ºs. aniversários: o do (furriel miliciano) José Manuel Cerqueira da Costa, atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa (em Custóias, Matosinhos) e o do condutor Armando Monteiro dos Santos, da CCS, a do Quitexe (na Quinta dos Bentos, na Guarda).
A 13 de Setembro mas de 2009, infelizmente, faleceu o atirador de Cavalaria João Manuel Pires Messejana, do PELREC (CCS), em Lisboa e vítima de doença, depois de uma vida passada por uma força policial (entre outras actividades profissionais). Aqui deixamos esta singela evocação, em sua memória. RIP!!!