Destacamento de Luísa Maria, em 1974: Hipólito e Viegas (atrás), Caixarias, Ezequiel e Francisco (foto de cima). Um grupo de militares em casa de José Craveiro (foto do meio, em 1971) e oficiais a falar com Craveiro, em Outubro de 1969 (foto de baixo).
José Dias Craveiro é o civil da foto de baixo, em conversa com oficiais (cujos nomes desconhecemos), sabendo-se a data: Outubro de 1969. O filho admite que a conversa teria a ver com «eventuais movimentações estranhas».
A foto do meio, mostra o sr. Herculano, recentemente falecido e que era vizinho do gerente de Luísa Maria - Eduardo Bento da Silva.
As visitas de Altino de Magalhães, sempre acompanhado pelo tenente-coronel Almeida de Brito (comandante do BCAV. 8423), destinavam-se a «estreitar relações entre a autoridade militar e administrativa», razão, de resto, que os levou a estar presentes em "todas as reuniões de mentalização" realizadas nesse mês de Junho - o mês da nossa chegada ao chão do Uíge angolano.
A 26 desse Junho, hoje se passam 39 anos, as autoridades militares foram acompanhadas pelo administrador do concelho do Dange (com sede no Quitexe), pois Altino de Magalhães (acumulando funções) também era Governador do Distrito do Uíge.
O Destacamento de Luísa Maria foi extinto a 14 de Dezembro de 1974, quando a última guarnição recolheu à sede da 2ª. CCAV. 8423, em Aldeia Viçosa.
- EDUARDO.