O Faustino voou 16 800 quilómetros para estar no Encontro de Arganil!! Foi obra!!! Aqui o vemos, com o Abíio Gonçalves, à sua direita) e o (furriel) Fernandes, - na foto de cima. O dr. Honório Campos (em baixo) também apareceu. Foi uma grata "estreia"
O Faustino, mecânico auto-rodas por terras de Santa Isabel, fez 16 800 quilómetros, em voo desde a longínqua Austrália dos cangurus e com «pousos» em outros aeroportos para, ao fim de 38 anos, se juntar aos companheiros que foram seus irmãos por 1974 e 1975. Na jornada militar angolana.
«Valeu a pena!!!», disse ele, quase comovido e não escondendo a fartura da alegria que lhe engravidou a alma de felicidade!!
O dr. Honório Campos, por lá alferes médico, apareceu também, com a sua «mais que tudo» Ondina, também oficial de medicina. Pela primeira vez e recordando tempos em que, por Santa Isabel e depois Quitexe, não houve mal de corpo que não curasse e uma ajuda não desse às dores de alma e de saudade do Portugal Europeu e do chão e do lar de cada um. Não havia receita para tais dores, ou remédio, mas havia a palavra amiga! Ali o vemos, na imagem, mai-la a sua Ondina, senhora e dona do seu coração e que, por certo, nunca em tão marciais ambientes se sentiu, como neste de Arganil de 2013.
O Faustino veio da Austrália, onde trabalha, e não lhe cabia uma agulha no peito de emoções que se lhe encheu em Arganil. Em verdade, verdade se pode dizer, e deve!!!, que paixões da tropa ficam para uma vida. Como agora se confirmou, em terras de Arganil, onde de acharam os Cavaleiros do Norte de Santa Isabel.
- HONÓRIO. António Honório de Campos, alferes
miliciano médico. Aposentado, reside em Coimbra.
- FAUSTINO: Victor Manuel Faustino, soldado
mecânico auto-rodas, emigrado na Austrália.